3 Passos para transmissão vídeo ao vivo na internet!

Olá, você deseja realizar uma transmissão ao vivo via internet?

Ao contrário do que você pode estar pensando realizar uma transmissão ao vivo através de sua conexão com internet não é uma tarefa difícil, basta apenas que você tenha algumas ferramentas em mãos e um servidor de streaming com estabilidade e confiança!

A transmissão de conteúdo via internet tem sido uma ótima ferramenta para a transmissão de eventos, muitas instituições e empresas tem utilizado servidores de streaming para realizar transmissões de palestras ou cultos para centenas ou milhares de pessoas e acredito que  se você chegou até este artigo é porque você também está interessado no assunto, não é?

Então vamos lá, acredito que muitas pessoas já falaram para você que para realizar uma transmissão de um evento ao vivo é necessário uma mega estrutura, pois bem,  acredite, apenas é necessário que você tenha 3 requisitos básicos para realizar a transmissão de um evento ao vivo e irei listar todos neste POST, tentarei ser dinâmico e claro e caso exista qualquer dúvida estaremos a disposição para ajudá-lo.

1 – Uma Conexão adequada com estabilidade para a realização de uma transmissão ao vivo.

Você deve estar se perguntando neste momento, “qual será a conexão adequada para realizar uma transmissão de vídeo estável?” Diferente do que muitos falam é apenas necessário que você tenha uma conexão de banda larga com um upload mínimo de 1,5Mbps. Sabemos que com a atualidade e  com o avanço da internet  isso não seja uma tarefa difícil para os internautas de plantão  hoje existem diversos provedores de internet que podem proporcionar uma estabilidade podemos sugerir empresas como,  GVT, VIVO, NET, LiveTIM.

2 – Câmera, Microfones e Placa de Captura

Este é passo muito importante para quem deseja uma transmissão de qualidade, porém tudo isso pode ser diferente de acordo com o plano contratado em seu provedor de streaming de vídeo, “por exemplo” de que adianta a contratação de um plano de transmissão de vídeo com 164Kbps e realizar uma a transmissão com uma Câmera HD? Por este motivo aconselhamos que caso deseje uma transmissão de qualidade é necessário um investimento mútuo nos equipamentos de transmissão em conjunto com a contratação de um plano de Streaming de Vídeo HD, aconselhamos planos à partir de 800Kbps.

Segue algumas Câmeras que podem ser úteis para a transmissão de seu evento:

  • Sony Alpha NEX-F3
  • Canon EOS Rebel T3i
  • Panasonic Lumix DMC-GH2
  • Canon EOS Rebel T4i
  • Canon EOS 5D Mark III

3 – Software Encoder

Após realizar todos os passos, basta apenas que você realize o download de um software Encoder, ele se encarregará de enviar as imagens para seu prevedor de streaming. Existem diversos softwares, Adobe Flash Live Encoder, VMIX e diversos outros softwares que podem proporcionar o envio das imagens para seu provedor de streaming.

Observações finais

Neste post não falei sobre mesa de corte, pois todos esses detalhes dependem do tipo de transmissão, atualmente existem emissoras que utilizam mesa de corte e outras que preferem não utilizar mesa de corte para a suas transmissões.

Existe alguma dúvida sobre estes passos? você pode entrar em contato direto com o nosso departamento comercial e nós poderemos ajudá-lo com isso!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.