STREAMING OU STREAM DE VÍDEO – O QUE É?

Streaming ou Stream de VídeoStreaming ou Stream de Vídeo é o nome associado à tecnologia que, nos dias atuais, permite a transmissão de áudio e vídeo através da  internet sem a necessidade de fazer o download do mesmo, dado que, à medida que a informação é recebida pela  máquina (PC, tablet, smartphone…) é de imediato transmitida ao utilizador. Veio proporcionar no cidadão comum a possibilidade de transmissão on-line de uma infinidade de situações no seu dia-a-dia e para preservar a a privacidade de cada um e os seus respectivos direitos de imagem fez se necessário levantar novas questões legais, assunto este que será abordado futuramente!

Streaming ou Stream de Vídeo – Surgimento

O Streaming ou Stream de Vídeo surgiu em 1997, onde o vídeo se juntou à já existente tecnologia de áudio.
O nome
streaming é derivado da palavra pacotes, dando sentido ao seu funcionamento, onde o terminal de reprodução recebe as informações em pequenos pacotes compactados, utilizando o buffer para seu armazenamento.  Assim que é recebida, a informação é remontada e reproduzida.
Essa tecnologia, Streaming ou Stream de Vídeo, é utilizada para tornar mais leve e obviamente mais rápido o
download e execução do vídeo, possibilitando a visualização enquanto os arquivos estão em processo de download, sem a sua utilização seria necessária esperar baixar todo o arquivo para fazer a sua reprodução, levando muito mais tempo para exibir o conteúdo do arquivo.   

 DIFERENÇA ENTRE STREAMING E DOWNLOAD

A grande diferença entre streaming e o download é o fato de em download ser necessário descarregar por completo todo o ficheiro para depois ser possível visualizar, enquanto que em Streaming ou Stream de Vídeo o ficheiro é visualizado à medida que vai sendo efetuado o download, sendo criado um buffer para guardar temporariamente a informação (não ficando esta guardada numa pasta na máquina contrariamente também ao download) e quando este enche é iniciada a transmissão. Em caso de interrupção na ligação o vídeo continuará a ser reproduzido até que acabe a informação no buffer, voltando ao processo inicial quando retornar a ligação.

Em resumo, o funcionamento do sistema de Streaming ou Stream de Vídeo pode ser descrito da seguinte maneira:  o primeiro passo é da máquina responsável pela exibição do vídeo, onde o mesmo se conecta ao servidor, e este começa a enviar o arquivo via rede de internet; A máquina de exibição começará a receber o arquivo e construirá um buffer, onde irá salvar a informação;  Ao encher o buffer com uma pequena parte do arquivo o cliente começa a reproduzir o mesmo e simultaneamente continua realizando o processo de download do restante do arquivo. Esse sistema está sincronizado para que seja possível ser visto o arquivo enquanto o mesmo está baixando, desse modo o arquivo termina de ser baixado e visualizado.
Se em algum momento a conexão do Streaming ou Stream de Vídeo sofrer decréscimos de velocidade é utilizado informações do buffer para manter a reprodução sem interrupções, em casos de falha na comunicação com o servidor, o
buffer se esvazia. Sem a possibilidade de recepção de informações a transmissão e exibição do vídeo é cortada de maneira simultânea, e apenas retomará quando a conexão for estabelecida, sendo possível realizar o processo de download novamente.

Após ter tirado suas dúvidas sobre Streaming ou Stream de Vídeo esta na hora de procurar um serviço de Streaming!

Gostou do artigo? Então curta e compartilhe no Facebook !

Ficou com alguma dúvida  ou quer contribuir sobre o conteúdo que tratamos no texto? Quer deixar algumas sugestão  para futuros artigos? Escreva seu comentário abaixo!

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.