Dicionário de Vídeo de A – E

Os principais termos relacionados aos vídeos online, juntos nesse dicionário de vídeos:

A

Animação
Visualização rápida de imagens, criando-se a ilusão de movimento. O olho humano interpola estas imagens e as interpreta como se algo estivesse se movendo. A animação poder ser em Stop Motion, 2D, 3D, podendo ser criadas com o auxílio da computação gráfica ou não.

Anúncio de Sobreposição
Tradução livre de Overlay Ad. É um formato relativamente novo de publicidade online desenvolvido para monetizar conteúdo em vídeo na Web. Consiste num banner semi-transparente que aparece sobre o vídeo, geralmente na parte inferior, ocupando 20% da tela. Há duas versões de sobreposição: imagem estática e sobreposição de Flash Interativa. O espectador pode clicar para fechar o anúncio ou clicar no banner para iniciar um spot de vídeo ou levar o espectador para um website. Vendido em uma base CPM e CPC, os Overlay Ads duram cerca de 10 segundos.

Anúncio em Video
Video Ad (termo em Inglês) é um anúncio ou publicidade veiculada por meio de um vídeo.

Anúncio Linear de Video
Tradução livre de Linear Video Ads é um anúncio em vídeo In-Stream o qual é apresentado antes (pre-roll), durante (mid-roll) ou após (post-roll) a exibição do vídeo. Uma das principais características de anúncios de vídeo linear é que a propaganda toma a tela em que o vídeo está sendo visualizado.

Anúncio Mid-Roll
Anúncio linear que aparece na metade da exibição de um vídeo online.

Anúncio Mid-Stream
Anúncio que surge durante a transmissão de um vídeo online. Anúncios dessa natureza são menos populares do que outros formatos de anúncio e os espectadores são muito menos propensos a observá-los, optando por fechar seus navegadores.

Anúncio Não-Linear de Video
Tradução livre de Non-Linear Video Ad. É um anúncio que aparece enquanto o vídeo está sendo exibido. Isto significa que o espectador pode assistir ao conteúdo do vídeo e ao anúncio ao mesmo tempo. A forma mais comum destes anúncios são sobreposições em forma de texto ou banners gráficos. Poderá desaparecer após a conclusão do vídeo ou continuar durante a reprodução do conteúdo.

Anúncios Post-Roll
Anúncio exibido após o término de um vídeo online. É um método menos eficaz de marketing para webvídeo, pois este tipo de anúncio é mais propenso a ser ignorado ou ser despercebido por completo.

Anúncio Pre-Roll
Anúncio similar aos comercias de televisão, é exibido antes de começar o vídeo que o espectador selecionou. O anúncio pre-roll é a forma mais utilizada de marketing de vídeo na web e costuma atrair um interesse maior do espectador do que os anúncios post-roll ou de transição ou pre-roll.

Anúncio Viral de Vídeo
Anúncio em vídeo que os espectadores ou consumidores compartilham logo que assistem, espalhando assim o número de pessoas que são atingidas, como um vírus! Para que um anúncio tenha alto poder de circulação na Web, alcançando grande popularidade, deve ser divertido e informativo.

API
Sigla de Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões de programação que faz o API ser a “matrix” dos aplicativos, ou seja, é uma interface que roda por trás de tudo. Enquanto você usufrui de um aplicativo ou site, a sua API pode estar conectada a diversos outros sistemas e aplicativos, sem isso estar evidente para você.

A-Roll
Tomada de filmagem que foca o ângulo ou o sujeito principal do vídeo. Em produções com mais de uma câmera, refere-se às tomadas feitas pela câmera principal. Em vídeos de notícias, por exemplo, focaliza a tomada na pessoa que está sendo entrevistada.

Asynchronous Video Delivery
Em tradução livre para o Português seria algo como Exibição de Vídeo Assíncrona. É a exibição de um vídeo previamente gravado e armazenado, ou seja, não é uma transmissão ao vivo.

Autoplay
Execução automática de um vídeo, sem que precise clicar em nenhum botão.

avi
Sigla de Audio Video Interleave, AVI é um dos formatos de vídeo mais populares do mundo. Desenvolvido pela Microsoft permite a sincronia em transmissões simultâneas de áudio e vídeo pelo computador.

 

B

Bit
Termo proveniente das palavras dígito binário, ou “BInary digiT”, é a menor unidade de medida de transmissão de dados usada em computação e informática. Um bit tem um único valor, 1 ou 0 .

Braço para Microfone
Também conhecido como Boom Pole, é um longo braço, usualmente de metal, projetado para segurar o microfone e capturar o som de uma cena.

Briefing
É a matéria-prima do roteiro de um filme ou de um vídeo. É o conjunto de informações e ideias que irão fazer parte da comunicação, orientando equipe de trabalho compreender e mensurar o projeto. No briefing é especificado qual o produto a ser desenvolvido, qual o conceito, para quem se destina e os recursos produtivos. Algumas destas informações são: público-alvo, problema a ser resolvido, objetivo principal do vídeo, análise de mercado e cronograma.

Broadband Video Commercial
De acordo com a definição do IAB (Interactive Advertising Bureau), consiste em anúncio ou comercial, com média de 15 a 30 segundos que pode aparecer antes, durante ou após uma variedade de conteúdos, incluindo streaming de vídeo, animação, jogos e vídeo musical.

B-Roll
É uma filmagem complementar feita por uma câmera secundária para intercalar com a filmagem principal. O objetivo é adicionar detalhes visuais e dar um maior dinamismo, evitando o tédio visual do expectador.

Buffering
Região de memória temporária utilizada para entrada e saída de dados. Normalmente é utilizado quando existe uma diferença entre a taxa em que os dados são recebidos e a taxa em que eles podem ser processados. Os buffers são mecanismos muito utilizados, por exemplo, em aplicações multimídia, em especial nas aplicações de streaming.

Bug
Um ícone gráfico ou logomarca incorporada (embedada) num vídeo. Clicando sobre ele irá levar o usuário para um website.

Bullet Time
Modalidade de efeito especial de câmera lenta popularizada pelo filme Matrix (1999). O efeito faz praticamente parar o tempo para obter-se uma visão detalhada do movimento de personagens e/ou objetos em período de tempo extremamente curto. Por isso o efeito também é conhecido como Frozen Time (tempo congelado). A cena é filmada com dezenas de câmeras dispostas em círculo, e disparadas de forma sequencial. Depois de filmada, a sequência é transferida para o computador e a junção de uma imagem para outra é semelhante a um GIF animado, onde cada imagem representa alguns milésimos de segundo e, juntas, formam a sequência inteira.

Bumper Ad
Refere-se a um anúncio de um vídeo com call-to-action clickable (chamada à ação). O formato é geralmente mais curto do que os anúncios completos (3-10 segundos). O call-to-action geralmente carrega outro vídeo ou pode trazer um novo website quando se pausa o anúncio.

Buscadores de vídeo
Conhecidos pelo termo Video Search Engines, são serviços na web que vasculham serviços de distribuição procurando por vídeos usando palavras-chave ou, em alguns casos, tecnologias de análise semântica. Alguns buscadores permitem aos usuários fazer upload de vídeos. Os mais conhecidos são: Google Videos, Blinkx, VideoSurf, Truveo, Fooooo, Clipta e Pixsy

C

Cadência
Cadência ou Frame rate é a frequência em que um dispositivo de processamento de imagens produz consecutivas imagens chamadas de quadros (frames em inglês). O termo também se aplica para gráficos de computador, câmaras de vídeo e sistemas de captura de movimento.

Camcorder
Dispositivo eletrônico portátil (geralmente uma câmera digital) que grava vídeo e áudio em dispositivos de armazenamento. Contém câmera e gravador em uma só unidade. Atualmente as novas camcorders gravam em formato digital, o que facilidade a captura e a edição de vídeo.

Câmera Analógica
Câmera que não grava vídeo digital. O termo “analógico” no vídeo refere-se a um método de gravação que armazena ondas vermelhas, verdes e azuis em um número fixo de linhas. O vídeo analógico tem menos nitidez nos detalhes do que o vídeo digital. Com uma modificação, uma câmera analógica pode gravar um vídeo digital.

Câmera Digital
É uma câmera que grava vídeo ou tira fotografias registrando-as em um sensor de imagem eletrônica. A maioria das câmeras vendidas hoje é digital. Elas podem vir incorporadas em diversos dispositivos como os telefones celulares. Câmeras de vídeo digitais podem capturar cores mais verdadeiras e mais detalhes que as câmeras analógicas. Usam frequentemente fitas de vídeo digitais, discos rígidos internos ou cartões de memória.

Câmera Alta
Ângulo de posicionamento da câmera ao gravar uma cena. Neste ângulo a câmera fica posicionada acima da cabeça do personagem, achatando a sua imagem de forma a criar uma sensação de inferioridade em relação ao interlocutor ou cenário. Um exemplo deste ângulo é a cena de um pai repreendendo e olhando de cima para o seu filho pequeno.

Câmera Baixa
Efeito inverso da Câmera Alta. Neste ângulo, a cena é vista de baixo para cima, tornando o ator mais imponente. Um exemplo deste ângulo é o pai visto pelo filho pequeno.

Câmera de Pico
A câmera é posicionada ao gravar uma cena, um, dois ou mais metros acima do ator ou personagem, focalizando diretamente a sua cabeça. Por isso essa posição é também chamada de plongée (= mergulho). Um exemplo deste ângulo é o desfile das escolas de samba, mostrando de cima a evolução dos participantes.

Câmera Subjetiva
Posicionamento da câmera ao gravar uma cena. Nesta posição a câmera reproduz o ponto de vista ou o olhar do ator, que não aparece, mas sua presença é sentida pelo espectador através do que o ator está vendo. Um exemplo deste ângulo é a cena de uma pessoa correndo, onde o espectador só vê a paisagem e as pessoas que passam.

Chat
Na língua Portuguesa significa conversação ou bate-papo que ocorre em tempo real entre dois ou mais usuários via Internet. Muitos serviços de redes e portais oferecem este serviço. Existem duas opções para bater papo. Uma é a Webchat, onde há uma página web, que permite bater papo com outros usuários que estiverem na mesma página naquele momento. A outra opção requer um programa especial, instalado no computador dos usuários.

Chicote
É um movimento muito rápido ou brusco de uma câmera, deixando uma espécie de rastro na tela ou deixando a imagem embaralhada. Movimento também chamado de whip pan.

Chroma key
É uma técnica de efeito visual que consiste em colocar uma imagem sobre outra através do anulamento de uma cor padrão, como por exemplo, o verde ou o azul. O Chroma Key é utilizado em vídeos em que se deseja substituir o fundo por algum outro vídeo ou imagem. É um efeito muito usado em telejornais quando anunciam a previsão do tempo.

Clickable Video
Termo que designa um vídeo online completamente interativo. Os espectadores podem mover o cursor ou o mouse sobre os vários objetos, pessoas ou lugares que aparecem no vídeo e clicar neles para obter mais informações ou interagir de alguma outra forma, como fazer uma compra diretamente no vídeo.

Click-through
Número de vezes em que os usuários clicam no conteúdo de um anúncio ou de um link de um website.

Codec
São programas que codificam e decodificam arquivos de mídia. A tecnologia usada codifica o formato original em um tamanho menor para armazenar e depois decodifica, transformando novamente em imagem e/ou som para visualização. São exemplos de codecs: DivX, XviD (video) e MP3/AC3 (som).

Comercial
É um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca ou empresa visando influenciar a atitude de uma audiência. O comercial ou anúncio pode ser veiculado por meio de vídeos, podcasts, emails, etc.

Companion Ad
Tanto pode ser Anúncios Lineares quanto Anúncios Não-Lineares. Geralmente são anúncios em texto ou vídeo. O objetivo principal do Companion Ad é oferecer visibilidade através da experiência de conteúdo de vídeo. Estes anúncios podem oferecer interatividade através de cliques ou experiências de Rich Media.

Compressão de Vídeo
O processo para reduzir o tamanho do arquivo de um vídeo para facilitar o seu armazenamento e transmissão na Web. Uma maneira é diminuir a quantidade de quadros por segundo. Neste caso a qualidade do vídeo também diminui, pois há “quebras de quadro”, fazendo com que os movimentos no vídeo fiquem “truncados”, menos realistas.

Computação Gráfica
Área da computação destinada à geração de imagens em geral — em forma de representação de dados e informação, ou em forma de recriação do mundo real. Ela pode possuir uma infinidade de aplicações para diversas áreas, desde produzir interfaces gráficas para software, sistemas operacionais e websites, quanto para produzir vídeos, animações e jogos.

Content Delivery Network (CDN)
CDN ou Rede de Fornecimento de Conteúdo é um termo criado em fins da década de 1990 para descrever um sistema de computadores interligados em rede através da Internet, que cooperam de modo transparente para fornecer conteúdo (particularmente grandes conteúdos de mídia) a um grande número de utilizadores. Este método é utilizado para evitar gastos de largura de banda desnecessários e a otimizar a velocidade de acesso aos conteúdos.

Conteúdo Gerado pelo Público
Tradução do termo em inglês User-Generated Content (UGC). Refere-se a vários tipos de conteúdo criado pelo público em geral, tornando a informação mais democrática. Qualquer pessoa pode opinar e criar algum tipo de conteúdo seja ele um blog, um comentário, um podcast, um vídeo, uma fotomontagem, entre outras possibilidades. Termo também usado quando empresas ou instituições criam alguma ferramenta que possibilite o usuário criar o conteúdo. Muitas empresas têm usado em suas publicidades conteúdos criados pelos próprios consumidores.

Contraluz
Também chamada de Backlight é a luz colocada por trás do ator. Tem a finalidade básica de moldar o rosto da pessoa destacando-o do cenário ao fundo. Normalmente é colocada por trás, com raios luminosos vindos de cima com uma incidência de 50° em relação à cabeça do ator. Isto faz com que as bordas do sujeito brilhem, enquanto que as outras áreas permanecem mais escuras. Após o posicionamento da luz principal, a contraluz é ajustada diametralmente oposta à mesma.

Contra Pico
Ângulo de posicionamento da câmera, ao gravar uma cena, que é inverso da Câmera de Pico. A visão que se tem é de baixo para cima. É o ponto de vista de um inseto que vê o solado de um calçado prestes a pisoteá-lo.

Controles do Player
São botões e outros controles que operam os recursos e funções de um tocador multimídia (multimedia player).

Conversão
Operação de alteração de um formato para outro que seja mais apropriado para determinado dispositivo. Especificamente para o vídeo, significa, por exemplo, mudar de Divx para MPEG, MPEG2 para Xvid etc.

Custo por Ação (CPA)
Modelo de precificação de publicidade online em que é o anunciante paga não pelos cliques (CPC), mas pela conversão real, seja o fechamento de um pedido, a inscrição de uma newsletter, o preenchimento de um formulário ou qualquer ação que o anunciante tiver definido. Um site, ao inserir o banner ou link de um anunciante, é comissionado quando o usuário clica e realiza uma ação definida pelo programa. Este modelo também é conhecido como Custo por Interação (CPI).

Custo por Clique (CPC)
Também chamado de Pay Per Click (PPC) é outro modelo de preços para publicidade online no qual o anunciante só paga quando o anúncio é clicado pelos utilizadores do site onde aparece publicado o anúncio. São pagos apenas os cliques efetivos, ou seja, quando alguém clica no anúncio e é direcionado ao site da empresa anunciante. Quando os anúncios são exibidos, porém não são clicados, o anunciante não precisa pagar. O CPC é um tipo de bonificação aplicado a Programa de Afiliados que consiste na distribuição de uma parte do lucro de publicidade entre os participantes que gerarem tráfego para o site.

Custo por Mil (CPM)
Modelo de pagamento de publicidade online com base em impressões ou exibições (views) onde o anunciante paga ao editor uma taxa predeterminada para cada mil impressões. Os anunciantes que veiculam anúncios de CPM definem o preço desejado por 1000 anúncios exibidos, selecionam os canais específicos em que desejam mostrar seus anúncios e pagam sempre que os anúncios são exibidos.

CRM
É a sigla para Customer Relationship Management. O CRM tem como objetivo principal iniciar e gerenciar o relacionamento com clientes. É um sistema que ajuda a empresa a entender e antecipar as necessidades dos clientes existentes e clientes em potencial para um benefício mútuo e um relacionamento duradouro.

Cue Point
Os Cue Points (pontos de sinalização) são marcadores invisíveis em um arquivo de vídeo, usados para sincronizar gráficos, legendas, etc. Cada Cue Point consiste de um nome e o tempo em que ocorre. O tempo pode ser especificado no formato hora:minuto:segundo:quadro.

D

Decoding
O inverso de codificação. É a descompressão de um arquivo codificado para reprodução ou utilização.

Delivery
Na Web, significa a entrega de conteúdo por meio de dispositivos móveis, sites, e-mails, mensagens instantâneas ou mecanismos de pesquisa.

Diagonal
Tipo de ângulo ao gravar uma cena. A câmera é posicionada na diagonal. Angulação muito utilizada em shows para mostrar a performance de um músico.

Dispositivos Móveis
Dispositivos pequenos e portáteis, normalmente com uma tela touch screen ou um teclado em miniatura. Telefones celulares, iPods, tablets e consoles de jogos são todos dispositivos móveis.

Distribuição
Todos os fatores que possibilitam que um produto ou conteúdo seja entregue ao mercado consumidor ou à sua audiência.

DivX / XviD
Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressão MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Com os arquivos em DivX pode-se assistir filmes com qualidade de DVD e som de CD, no PC. Já o XVid possui uma tecnologia melhor que o DivX e necessita de PCs mais potentes para rodar.

DSLR
Sigla em inglês para Digital Single-Lens Reflex, que em uma tradução livre seria “câmera digital de reflexo por uma lente”. As câmeras DSLR que fazem gravação de vídeo permitem criar filmes com qualidade de cinema. Estão entre as mais avançadas e cheias de recursos atualmente.

Dolly
Veículo sobre o qual se coloca a câmera, em geral para movimentos em travelling. Pode ter um braço com movimentos vertical ou horizontal, como uma grua em miniatura. Pode correr livremente ou guiado sobre trilhos, permitindo efetuar movimentos suaves de deslocamentos laterais ou para frente e para trás com a câmera. A trepidação é evitada se a superfície é lisa e plana ou então se são utilizados trilhos para guiar as rodas.

Download Progressivo
É uma técnica para baixar vídeos na Internet e/ou áudio clips, de modo que eles podem ser vistos ao mesmo tempo em que estão sendo transferidos para o computador do utilizador.

DRM
Sigla de Digital Rights Management. É uma tecnologia para controlar a distribuição e visualização de conteúdo, seja ele vídeo, áudio ou texto, assegurando os direitos autorais e suas marcas registradas, pelo ângulo do proprietário destes direitos.

E

Edição de Vídeo
É o processo de corte e ordenamento das imagens gravadas na sequência em que o vídeo será apresentado. Consiste em decidir que tomadas usar e uní-las na sequência desejada seja ela cronológica ou não. O tempo e a ordem das tomadas funcionam como outra forma de narrativa visual e o ritmo do vídeo é dado principalmente pela edição. É também durante a edição que são inseridos os efeitos especiais, a trilha sonora e as legendas.

Edição Linear
A edição linear é feita com sistemas baseados em reprodutores e gravadores (sejam analógicos ou digitais) ligados entre si por um controlador de edição. O sistema de edição linear é sempre sequencial, só permitindo cortes lineares, isto é, a cena 1 seguida da cena 2, e assim por diante. Isto requer organização e planejamento. O editor deve estudar bem o material, anotar a localização dos takes que pretende usar e preparar um roteiro de edição, definindo a ordem das tomadas, tipo de transição entre os takes, a entrada de títulos e créditos, trilhas e efeitos sonoros.

Edição Não-Linear
O primeiro passo do processo de edição não-linear é a digitalização das imagens, caso a captação das imagens não tenha sido feita por equipamentos digitais. A digitalização permite o acesso instantâneo das imagens fora de qualquer sequência pré-estabelecida. A ordem das cenas editadas pode ser alterada e as cenas escolhidas podem se “empurradas”, sobrepostas ou deletadas facilmente, dando ao editor um maior controle do trabalho de montagem das imagens.

Efeitos Especiais
São técnicas utilizadas na indústria do entretenimento, cinema e televisão para realizar cenas que não podem ser obtidas por meios normais ou por ação ao vivo. Estas técnicas também são utilizadas quando a criação de efeitos por meios tradicionais seria proibitivamente dispendiosa, como por exemplo construir um castelo ou afundar um transatlântico. Com o advento da computação gráfica, são utilizados também para realçar elementos previamente filmados, acrescentando, removendo ou destacando objetos em uma cena. Alguns efeitos são o Chroma Key, Bullet Time e o Slow Motion.

Email Marketing
É a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto. Anunciantes comunicam seus produtos e blogueiros enviam posts para uma lista de pessoas que aceitaram participar da lista e-mail marketing. Diferentemente do spam (mensagens indesejadas), é essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente (também chamado opt-in), que pode ser explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, caracterizado por uma relação evidente entre as partes.

Embedar
Verbo não encontrado no dicionário da língua Portuguesa. Na Internet significa copiar algum conteúdo e colar no local desejado de uma página, utilizando o código HTML. No contexto do vídeo online, significa copiar o código fonte de uma plataforma provedora como o YouTube e colá-lo em um site ou blog.

Encoding
É a compressão de um arquivo utilizando um codec. O arquivo comprimido torna-se menor e mais fácil para armazená-lo e transmiti-lo

Engajamento da Marca
Conceito também conhecido como Brand Engagement é o processo pelo qual o consumidor desenvolve uma ligação ou um relacionamento com uma marca, seja por meio de publicidade ou pela contínua prestação de serviços confiáveis e surpreendentes da marca. Esta ligação pode ser emocional, racional ou ambas.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.