Neste artigo daremos continuidade ao Dicionário de Vídeo
Já falamos de A – E, agora iremos descrever F – L :
F
Fade-in
É a gradativa aparição de uma imagem, a partir da tela escura ou branca, em oposição ao fade-out.
Fade-out
É o gradativo escurecimento da imagem, até o preto total, em oposição ao fade-in. O par fade-out – fade-in é muito empregado para demarcar a passagem de uma seqüência a outra.
Feeds RSS
A sigla RSS tem mais de um significado. Alguns a chamam de Really Simple Syndication e outros de Rich Site Summary. É usado principalmente em sites de notícias e blogs que atualizam o seu conteúdo regularmente. O interessado em obter as notícias inclui o link do feed do site que deseja acompanhar em um programa leitor de RSS (também chamado de agregador). A vantagem de ler notícias através de RSS é que se pode em um único leitor concentrar notícias de centenas de sites diferentes e receber essas atualizações diariamente sem ter de visitar cada um dos sites.
Flash
Tecnologia utilizada para diversas finalidades como animação e integração de vídeos em websites. A construção de sites pode ser inteiramente em flash ou apenas alguns detalhes, como animação em banners e de mascotes. Um site feito em flash, além de deixá-lo mais atraente possibilita mais interatividade para o visitante.
Formato de vídeo
É o tipo de arquivo de um vídeo. Diferentes formatos de vídeo são utilizados por diferentes programas e / ou sistemas operacionais. Alguns dos mais populares formatos de vídeo digital são: Avi (Microsoft), Mov (Quicktime), Wmv (Windows) e Flv (Flash).
Frame
Um frame representa uma foto. Em produção audiovisual, é comum usar-se a palavra “frame” também como unidade de tempo. A cadência padrão de projeção de um filme ou vídeo é de 24 qps (quadros por segundo), portanto um frame equivale a 0,0417 segundos.
Full screen views
Sem tradução para o Português, refere-se ao número de vezes em que o vídeo foi visto em modo de tela cheia.
G
Grande Plano Geral (GPG)
Tipo de enquadramento feito pelas lentes de uma câmera. Este plano enquadra um macroambiente, captado à longa distância. Mostra uma paisagem ou um cenário completo.
Grua
Similar a uma Dolly, porém maior, é provida de um braço hidráulico com suporte para a câmera em sua extremidade. Este braço pode se mover para todos os lados e realizar movimentos circulares. Há gruas com várias dimensões e a haste pode atingir vários metros de comprimento e também diferem quanto ao peso máximo da câmera que podem suportar, desde as menores para uso de câmeras pequenas, até as que suportam além da câmera, o seu operador, instalado em uma plataforma com um assento atrás da mesma. É um equipamento sofisticado e tem alto custo de locação.
H
H.264
Padrão pioneiro de compressão de vídeo desenvolvido com a finalidade de fornecer uma boa qualidade de vídeo pela metade da taxa de bitrate, permitindo um acesso maior do mercado aos vídeos de alta qualidade e outros anúncios.
HDMI
Sigla de High-Definition Multimedia Interface. É uma interface condutiva totalmente digital de áudio e vídeo capaz de transmitir dados não comprimidos, sendo por isso, uma alternativa melhorada aos padrões analógicos. O HDMI fornece uma interface de comunicação entre qualquer fonte de áudio/vídeo digital (como Blu-ray, leitor de DVD, computador, console de videogames, amplificadores áudio/vídeo e set-top box) para qualquer dispositivo de som ou vídeo digital, como monitor de computador e TV Digital.
HDV
Formato de gravação de vídeo de alta definição, o HDV usa fita DV oferecendo uma solução de baixo custo para produções em HD (alta definição) comparado a outros formatos.
High Definition (HD)
Tecnicamente qualquer vídeo com definição mais alta do que a padrão. É um conceito em constante evolução. Leva em conta o suporte do registro (que pode ser óptico ou magnético), a sua forma de codificação (analógica ou digital), a proporção de tela (4:3 ou 16:9) e o número de linhas por quadro (720, 1080, etc).
Hipervídeo
Também conhecido como Hyperlinked Video, é um vídeo que contém links que podem levar o espectador a outras partes do mesmo vídeo ou ainda a outros vídeos, imagens, textos, sons, gráficos ou qualquer outro material que ajude a explicar com mais detalhes o objeto clicado. O Hipervídeo também permite a criação de uma forma de narrativa multiperspectiva, onde as escolhas do espectador determinam o desdobramento da narrativa, permitindo a ele a interação direta com a história e seu desenrolar.
Hit
Espécie de contador estatístico de todos os sites da Internet que acrescenta +1 cada vez que um arquivo é chamado pelo site. Se no site há um arquivo HTML que chame cinco arquivos gráficos, esse documento, quando carregado, irá gerar seis hits (1 para a página HTML e 5 para os arquivos gráficos chamados). A informação de quantos hits o site gera não serve para medir a sua audiência, já que um único documento carregado pode gerar inúmeros hits. No entanto, muitos sites divulgam as suas estatísticas em forma de hits, o que é um resultado falso.
Hospedagem de Vídeos
Termo conhecido por Consumer Video Hosting. Refere-se a sites ou plataformas de hospedagem e compartilhamento de vídeos online, permitindo que seus usuários façam upload de vídeos, geralmente gratuitos, para serem vistos por audiências públicas e privadas.
Hospedagem de Vídeo Profissional
Tradução literal de Professional Video Hosting. São websites que oferecem, mediante um custo, hospedagem de vídeos online e a possibilidade de compartilhamento para audiências públicas e privadas e, ainda, o rastreamento e o monitoramento destas audiências para um maior gerenciamento e controle dos vídeos.
Hot Spot
Uma unidade de anúncio vendida dentro do conteúdo de vídeo. Os ícones ou objetos destacados no vídeo sugerem que podem ser clicados. O clique inicia um anúncio linear ou leva o usuário para outro site.
HTML
Abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. É uma linguagem de formatação utilizada para produzir páginas na Web, criando documentos de hipertexto. Hipertexto quer dizer que, além do texto, o documento pode ter imagens, gráficos, tabelas, formatações especiais, links etc, o que tornam o documento mais atraente.
HTML5
Quinta versão do código HTML, trazendo importantes mudanças quanto ao papel do HTML no mundo da Web, através de novas funcionalidades como semântica e acessibilidade. Sua essência tem sido melhorar a linguagem com o suporte para as mais recentes multimídias. A principal mudança é não ser mais necessário instalar plugins para assistir a vídeos em diferentes formatos (dependendo do site eles são exibidos em Flash, QuickTime, Windows Media Player, etc.). A forma como o HTML5 funciona permite que o vídeo seja inserido na página por meio de uma tag.
HTTP Streaming
Protocolo padrão para streaming de áudio e vídeo na internet. Envolve simultaneamente o download e a visualização / audição do arquivo através de HTTP.
I
In-Banner Video Ad
Termo sem tradução para a língua Portuguesa. É um banner com vídeo em oposição ao formato de mídia estática ou de Rich Media.
Infomercial
Forma de propaganda utilizada para informar o consumidor dos produtos, porém normalmente usada para persuadir o consumidor a comprar um produto. Originário do contexto telesivo, o infomercial está sendo cada vez mais utilizado na Internet.
In-line Ads
Anúncios geralmente sob a forma de textos com hiperlinks dentro da estrutura de um site.
In-Page Video Ads
Anúncio de vídeo independente e geralmente não há outro conteúdo associado. Neste formato, o vídeo é iniciado pelo clique do usuário (não é auto-play) e deve conter controles para fechar, parar, pausar, repetir, retroceder e ajustar o volume.
In-Stream Video Ad
Anúncio de 15 a 30 segundos que pode ser exibido antes (pre-roll), durante (mid-roll) ou após (post-roll) o conteúdo de um vídeo. Normalmente, esses anúncios não podem ser impedidos de começar (sobretudo com o pre-roll) e freqüentemente são utilizados para monetizar o conteúdo de vídeo. Existem quatro tipos de conteúdo de vídeo onde os anúncios in-stream podem aparecer: 1. Vídeo Gerado pelo Usuário; 2. Syndicated; 3. Sourced e 4. Jornalístico.
Internet TV
Permite assistir televisão direto da Internet. Os usuários podem selecionar programas a partir de uma biblioteca on-line. Existem canais pagos dentro da Internet, mas também existem muitos canais abertos, que podem ser assistidos sem nenhum custo.
In-Text Video Ad
Numa tradução livre algo como Anúncio Contextual de Vídeo. Mostra vídeos contextuais, de acordo com palavras-chave do conteúdo textual da página. Os anúncios são ativados pelo espectador quando posiciona o mouse sobre uma palavra ou frase de seu interesse.
Invitation unit
Sem tradução para o Português. É um gráfico animado que se sobrepõe diretamente sobre o conteúdo do vídeo. Geralmente, é usado como uma call-to-action menos intrusiva. Normalmente, quando um espectador clica ou interage com o Invitation Unit, ele se expande para um anúncio completo, que pode ser um vídeo ou uma experiência Interativa.
IPTV
Sigla em inglês de Internet Protocol Television. É um novo método de transmissão de sinais televisivos que usa o protocolo IP como meio de transporte do conteúdo. Na IPTV o conteúdo é enviado apenas em streaming, porém com garantia de qualidade na entrega. O receptor é um aparelho set-top box ligado à televisão (semelhante ao aparelho da televisão a cabo ou DTH), ou até mesmo um videogame como o Xbox 360 e o PlayStation 3. Permite entrega de áudio e vídeo com alta qualidade.
J
K
Key Light
É a luz “principal” que ilumina uma cena, tendo como propósito destacar a forma e dimensão do sujeito. A luz chave pode ser “dura” (foco) ou “soft” (difusa), e dependendo da configuração desejada pode ser colocado em diferentes ângulos em relação ao assunto.
Keyphrase
Frases ou combinação específica de palavras-chave incluídas no código HTML de uma página web para auxiliar na indexação da página. Essencial para um marketing eficaz. As keyphrases são usadas por motores de busca (search engines) no intuito de gerar um tráfego mais específico e relevante.
Keywords
Palavras-chave que facilitam a indexação de uma página na Web e, portanto, definidas para serem encontradas por um motor de busca através do seu conteúdo. São as palavras mais digitadas e usadas por um usuário para fazer pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google.
L
Largura de Banda
A Largura de Banda ou Bandwidth (termo original em inglês) é a medida da capacidade de transmissão de um determinado meio, conexão ou rede, determinando a velocidade que os dados passam através desta rede específica. Normalmente é medida em bits por segundo.
Legenda
Também conhecida por lettering ou caption. É um texto que aparece no vídeo para rotular uma cena, identificar um local ou uma pessoa, ou para narrar o diálogo que aparece na tela. As legendas podem ser abertas ou fechadas. A legenda aberta é exibida sempre que o vídeo é reproduzido. A legenda fechada só fica visível se acionada e pode ser ativada para diferentes idiomas.
Light Kit
Conjunto de luzes e equipamentos relacionados. Os kits variam muito em componentes e em preço.
Light Stand
Semelhante a um tripé onde a iluminação é colocada.
Long Form Video
Termo aplicado quando o vídeo ultrapassa 5 minutos de duração.
Luz Secundária
Também chamada por Fill Light ou Luz de Enchimento. É uma segunda fonte luminosa que serve para atenuar as sombras mais acentuadas da cena produzidas pela luz principal ou para reduzir os contrastes da cena. A luz secundária deve ficar próxima da câmera, mais ou menos na mesma altura da objetiva e deve ser uma luz suave com metade da potência da luz principal.
1 menção
[…] falamos de F – L, agora iremos descrever M – R […]