Cloud Computing – Computação em Nuvem

Há algum tempo o termo Cloud Computing – Computação em Nuvem  tem tomado espaço entre os assuntos mais discutidos de TI, desde então muitas empresas e pessoas buscam informações sobre este assunto.

Cloud Computing - Computação em Nuvem

Tendo em vista este crescente interesse sobre o tema, podemos trazer neste artigo diversas definições sobre computação em nuvem:

  •  Computação em nuvem é uma tendência recente em TI na qual tem o objetivo de proporcionar serviços de TI sob demanda com o pagamento baseado no uso de tais serviços. Outras tendências anteriores à computação em nuvem eram focadas para um grupo específico de usuários, mas a computação em nuvem pretende englobar tudo, desde prover serviços para o usuário final até empresas. A computação em nuvem é computação utilitária, ou seja, é uma evolução dos serviços e produtos de tecnologia da informação sob demanda. O objetivo de computação utilitária é oferecer recursos computacionais de uma rede como uma mercadoria através de provedores de baixo custo. Com ela o usuário não precisa se preocupar com escalabilidade, capacidade de processamento e armazenamento, por exemplo.
  • Podemos definir de uma forma abrangente computação em nuvem: Nas nuvens ficam recursos facilmente utilizáveis, onde podem ser virtualizados hardware, plataforma de desenvolvimento e serviços. Tudo isso com a possibilidade de ser reconfigurado a fim de que não haja subutilização ou sobre utilização e com o modo de pagamento pay-as-you-go (Forma de pagamento onde se paga somente àquilo que é consumido).
  •  Computação em nuvem pode ser descrito como um imenso ambiente de servidores virtuais ou físicos, chegando a um conceito de recursos computacionais que contemplam capacidade de processamento, armazenamento, conectividade, plataformas, aplicações e serviços disponibilizados na internet.

 

Usos da Cloud Computing – Computação em Nuvem

Provavelmente você está usando computação em nuvem neste momento, mesmo sem perceber. Se você usa um serviço online para enviar email, editar documentos, ver filmes ou TV, ouvir música, jogar ou armazenar fotos e outros arquivos, é provável que a computação em nuvem esteja nos bastidores possibilitando tudo isso. Veja aqui algumas coisas que você pode fazer com a nuvem:

  • Criar novos aplicativos e serviçoscloud
  • Armazenar, fazer backup e recuperar dados
  • Hospedar sites da Web e blogs
  • Transmitir áudio e vídeo
  • Fornecer software sob demanda
  • Analisar dados para padrões e fazer previsões

Como a Cloud Computing – Computação em Nuvem funciona

Todos os serviços de computação em nuvem funcionam de forma um pouco diferente, dependendo do provedor. Mas muitos fornecem um painel amigável baseado em navegador que facilita aos profissionais de TI e desenvolvedores solicitarem recursos e gerenciar suas contas.

Gostou do artigo? Então curta e compartilhe no Facebook !

Ficou com alguma dúvida ou quer contribuir sobre o conteúdo que tratamos no texto? Quer deixar algumas sugestão para futuros artigos? Escreva seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.