Latência em redes, quem nunca ouviu falar?

Em uma rede, latência é sinônimo de atraso, é uma expressão de quanto tempo leva para um pacote de dados  ir de um ponto designado para o outro. Ela é medida através do envio de um pacote que é devolvido para o remetente, e o tempo de ida e volta é considerada a latência (ping).

latência

 

Menor latência, menos atraso…;                             Melhor transmissão ao vivo! (streaming)

 

 

A suposição é que os dados devem ser transmitidos imediatamente entre um ponto e outro (isto é, sem qualquer atraso em tudo).  Porém alguns fatores podem causar atrasos:

Propagação: É o tempo que leva um pacote viajar entre um lugar e outro com a velocidade da luz.

Transmissão: O meio em si (seja de fibra óptica, wireless, ou algum outro) introduz algum atraso. O tamanho do pacote introduz atraso em uma viagem. Um pacote maior levará mais tempo para receber e retornar do que um curto.

Router e outros processamentos: Cada nó gateway leva tempo para examinar e possivelmente alterar o cabeçalho de um pacote.

Latência, Largura de Banda e Internet

A latência e a largura de banda definem a velocidade e a capacidade de uma rede. A largura de banda é normalmente expressa em bits por segundo. É a quantidade de dados que podem ser transferidos durante um segundo.

Em conexões DSL ou de Internet por cabo, uma latência de menos de 100 milissegundos (MS) são típicas e menos de 25 MS são frequentemente possíveis. Com conexões de Internet por satélite, por outro lado, as latências típicas podem ser 500 MS ou superior, Provedores dia Rádio em Torno de 80MS.

Um serviço de Internet classificado em 20 Mbps pode ser pior do que um serviço avaliado em 5 Mbps se ele tem uma alta latência.

Você pode ter uma conexão de 50Mbps de Download, mais para que o download seja feito em 50Mbps depende do servidor onde o arquivo ou site esta hospedado. Imagine efetuar um download de um arquivo de 1GB que esta em um servidor na China, a distancia traz uma latência muito alta que impossibilita o download a 50Mbps.

Ferramentas de rede como ping e traceroute, pode determinar o tempo que leva de um pacote de rede viajar para destino, e o tempo de ida e volta é a latência.

Por esses motivos você sempre deve servidores mais próximos de você ou de seus usuários, utilizando os serviços da Server Media você tem uma baixa latência,  pois nossos servidores estão localizados no Brasil, diferente de provedores que utiliza servidores fora do Brasil para prestar seus serviços online.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe no Facebook !

Ficou com alguma dúvida ou quer contribuir sobre o conteúdo que tratamos no texto? Quer deixar algumas sugestão para futuros artigos? Escreva seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.