Ping o que é, e como testar em sua conexão

PING / Latência  (Packet Internet Network Grouper) é uma ferramenta para diagnóstico que testar a conectividade entre um computador na rede de Internet.

Quanto menor o tempo de resposta, mais próximo (ou melhor rota) o servidor destino está perfeito para  sua Conexão de Internet.

Ping aprenda como testar:

1º Passo:

Primeiramente, abra o CMD (Prompt de Comando):

Clique no Menu Iniciar, pesquise por: “Executar”:

 

ping

Irá Abrir uma nova janela, para realizar comando na aba EXECUTAR.

Digite: “cmd” e clique em OK:

 

ping

2º Passo:

Com o Prompt de Comando aberto digite:

ping (nome do domínio ou IP que deseja efetuar o ping)

Ex. ping servermedia.com.br

 

ping

Logo após digitar, aperta a tecla ENTER para executar o Comando.

3º Passo:

É esperado uma resposta parecida com a imagem abaixo, onde deverá conter 4 respostas do número do IP correspondente ao domínio:

 

ping

Caso o resultado do comando digitado seja: Esgotado tempo limite do pedido, isso quer dizer que sua conexão não está conseguindo chegar até o servidor responsável pelo domínio em questão / ou / servidor final pode estar Off line.

Existem fatores que podem interferir no Ping, veja algum deles:

  • Firewalls;
  • Congestionamentos na rede;
  • Atenuações por problema de hardware (defeitos no roteador, cabos danificados etc);

Curiosidades sobre o Ping em relação a jogos on line:

O ideal é que o valor do ping esteja abaixo de 100 ms para que o usuário consiga jogar online. Também é importante notar se há perda de pacotes, pois caso haja, o usuário terá dificuldades para jogar, assistir vídeos etc. Caso os resultados de sua conexão não estejam dentro do esperado, o usuário pode adotar algumas medidas para minimizar o problema, como:

  • usar cabos: as conexões cabeadas dão mais estabilidade e velocidade na transmissão de dados, ao contrário das conexões por Wi-fi;
  • usar uma aplicação por vez: se você quer jogar seu jogo online, evite deixar o Torrent aberto, por exemplo, pois são aplicações que usam uma alta taxa de dados. Usadas ao mesmo tempo, elas causam interferências e podem atrapalhar o andamento da partida;
  • evite horários de pico: horários em que muitos usuários estão conectados à rede simultaneamente podem reduzir a qualidade da conexão da internet.
  • resete o modem e o roteador: às vezes é uma solução para reduzir o valor do ping. Basta desligar os aparelhos da tomada, esperar alguns segundos e religá-los;
  • reclame com a operadora: por fim, vale notificar a operadora sobre os problemas com sua conexão. Em alguns casos a causa pode ser uma dificuldade da empresa ou necessidade de mudança na rota da transmissão de dados, por exemplo.

 

Gostou do artigo? Curta e compartilhe no Facebook !

Ficou com alguma dúvida ou quer contribuir sobre o conteúdo que tratamos no texto? Quer deixar algumas sugestão para futuros artigos? Escreva seu comentário abaixo!

 

1 comentário

    • augusto em fevereiro 27, 2018 às 11:39 am
    • Responder

    Oi amigo, parabéns pelo site, muito bem estruturado seu conteudo.Abraços

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.