Live stream e o impacto nas redes sociais!

O live stream esta dominando  as redes sociais e há cada vez mais pessoas fazem uso desta nova funcionalidade de plataformas como Facebook, Instagram e YouTube. A premissa do Live é muito simples e fácil de entender: qualquer um pode filmar direto para todos os seus seguidores, fazendo-lhes chegar em tempo real aquilo que se passa em suas vidas.live stream

A funcionalidade do Live já existia em algumas aplicações, mas reservava-se os direitos apenas a jornalistas e órgãos de comunicação social. No entanto, a democratização desta funcionalidade a qualquer pessoa ou empresa veio revolucionar mais ainda a forma como consumimos redes sociais.

Veja algumas vantagens e desvantagens da live stream de três redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube e escolha qual melhor se adequa a sua necessidade!

Live stream e Facebook Live

A partir do momento em que o Facebook anunciou que a funcionalidade de transmissão live seria alargada ao público, o sucesso foi imediato. Sem surpresa alguma, hoje esta é a opção preferida dos utilizadores.

No Facebook Live pode selecionar a sua audiência através de uma lista de públicos, ou seja, uma ferramenta de segmentação que melhora as suas hipóteses dos seguidores acompanhar a transmissão e as live podem durar até quatro horas. Este período de tempo é mais do que suficiente para cobrir eventos, interagir com pessoas, fazer entrevistas, entre outros. Outro ponto a favor é a ambivalência do Facebook Live, que pode ser usado no celular, computador ou tablet.

Após a transmissão do vídeo, o Facebook mantém o vídeo na sua página e guarda as métricas que receber. O pico de espectadores em qualquer momento da transmissão, além do alcance e engajamento – reações, comentários e partilhas – são devidamente guardadas para consulta do gestor da página.

Live stream e Instagram Livestreaming de video

O Instagram é uma rede social com um crescimento surpreendente. Podemos dizer até que o Instagram Live é um dos responsáveis pelo “boom” de popularidade desta rede social.

Diferente do Facebook, a duração das transmissões no Instagram é de apenas uma hora, fazendo desta uma ferramenta útil para casos como interação com seguidores e anúncios pequenos.

Entretanto, as live no Instagram também são exibidas no motor de pesquisa da rede social, o que ajuda a propagar a transmissão a utilizadores que possam estar interessados no conteúdo. Um ponto a favor, à semelhança do que se sucede no Facebook, é que todos os utilizadores são também notificados quando alguém da sua rede de contatos inicia um live.

Um ponto menos favorável é que a transmissão em direto só pode acontecer através do smartphone. No que diz respeito a analytics, o Instagram tem também ainda de melhorar, visto que não conta com uma ferramenta apropriada para análise de métricas, mostrando apenas quantos visitantes estão online e, no fim da transmissão, uma lista com todas as pessoas que assistiram.

O maior problema passa ainda pelo fato de que o vídeo que gravou se perde após terminar, não ficando gravado de forma alguma na sua conta.

Live stream e YouTube Live

Apesar do Facebook e do Instagram serem as principais ferramentas para fazer Live, o YouTube também é uma ferramenta a considerar.

Atualmente, o YouTube é a ferramenta que oferece mais recursos para live, permitindo transmitir durante o período de tempo de que necessita e reunindo ainda informações métricas para avaliar o desempenho do vídeo, além da possibilidade de deixar a transmissão agendada. Nesta plataforma é também possível inserir cartões durante a transmissão, de forma a redirecionar os espectadores para uma determinada página.

A desvantagem em relação às outras redes sociais é o fato do YouTube não dar tanto destaque as live quanto Facebook e Instagram fazem, cabendo ao próprio produtor de conteúdo divulgar a exibição de sua transmissão. Ou seja, mesmo oferecendo mais recursos que ambas as opções anteriores, fazer live no YouTube é recomendado apenas para quem já tem a plataforma como base de seu negócio.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe no Facebook !

Ficou com alguma dúvida ou quer contribuir sobre o conteúdo que tratamos no texto? Quer deixar algumas sugestão para futuros artigos? Escreva seu comentário abaixo!

2 comentários

    • Ricardo em fevereiro 15, 2018 às 4:49 pm
    • Responder

    Muito bom!

    Eu utilizo muito as ferramentas de live para realizar palestras ao vivo !

    1. Fico feliz que tenha gostado! Estas plataformas são muito úteis para realização de palestrar, aulas e etc…e querendo experimentar outros serviços ou plataformas pode contar conosco!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.