Datacenter no Brasil ou no Exterior?

Datacenter no Brasil ou no Exterior? Qual escolher

Datacenter no Brasil ou no Exterior

Primeiro vamos entender o conceito de Cloud computing, entender a necessidade de contratar este serviço e entender as vantagens de um Datacenter no Brasil!

Cloud computing

Você já imaginou ter acesso a todos os seus documentos, folhas de cálculo, fotografias e outros tipos de ficheiros (arquivos) em qualquer lugar onde você esteja?

Sim, hoje isso é possível com o Cloud!

Mas o que é a Cloud?

O conceito de cloud computing ou computação na nuvem nasceu na necessidade das pessoas passarem a ter acesso as suas informações onde quer que estejam.

A cloud ou nuvem é como se fosse um dispositivo de armazenamento de dados colocado na Internet acessível a partir de qualquer plataforma, seja móvel ou não.

Também pode ser um conjunto de serviços oferecidos para se trabalhar em softwares sem ter a necessidade de os instalar.

Vantagens:

  • Disponibilidade em qualquer plataforma e dispositivo e em qualquer lugar do mundo.
  • Economia de custos
  • Facilidade em fazer e restaurar backups.

O que pode ser feito com a cloud?

Com a cloud, você poderá guardar as suas informações e dados (fotografias, vídeos, documentos, etc.).

Por exemplo, você poderá ter acesso as fotos do seu smartphone, diretamente no computador ou no tablet, usando a cloud. Com a evolução do cloud computing, já é possível usar programas diretamente na Internet sem que estes estejam instalados no computador do usuário.

Como ter acesso à Cloud?

Você terá acesso a partir de qualquer computador ou  dispositivos móveis como smartphones e tablets, em qualquer lugar do mundo.

Embora os ficheiros (arquivos) estejam geralmente disponíveis em modo offline, ou seja sem a necessidade de ter uma ligação a Internet, esta irá ser sempre necessária, para sincronizar o que está no dispositivo e o que está guardado no armazenamento da Cloud.

Agora que vc já sabe o que é Cloud, veja o motivo pelo qual escolher um Servidor no Brasil!!!

 Datacenter no Brasil ou no Exterior?

  • Datacenter no Brasil: tende a ser mais caro, mas com uma mínima latência;
  • Datacenter no Exterior: tende a ser mais barato, mas com latência maior.

A contratação de um Cloud fora do Brasil enfrenta problemas de latência pelo fato da distância do host origem ser significativamente grande, aumentando assim o tempo de resposta entre o host origem e o host destino.

Nos mostrando que quanto maior for a distância física maior será a  latência! Por isso dê preferência a servidores localizados no Brasil!!!

 

Gostou do artigo? Curta e compartilhe no Facebook !

Ficou com alguma dúvida ou quer contribuir sobre o conteúdo que tratamos no texto? Quer deixar algumas sugestão para futuros artigos? Escreva seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.