Windows ou Linux, qual sistema escolher?

Windows ou Linux? Qual melhor sistema operacional?

windows ou linux

Como escolher sem saber a diferença?

Esta em dúvida? Veja aqui algumas diferenças e escolha a melhor opção para sua empresa!

Acesso ao código-fonte – Windows ou Linux

Esta é um das distinções principais entre Windows e Linux, e é basicamente o que norteia a escolha dos apaixonados pelo segundo SO. No linux o seu código-fonte pode ser acessado e alterado por qualquer usuário do sistema. Já o Windows possui código-fonte restrito, ou seja, você não tem direito de fazer qualquer alteração no código do kernel do sistema.

Nível de liberdade de licença – Windows ou Linux

O Linux dá uma maior autonomia para que você possa fazer cópias de distribuição sem maiores problemas. Além de permitir que você, caso queira, produza um aplicativo para o SO e comercialize-o sem ter que pedir autorização à empresa.

Já com o Windows, caso você tenha comprado somente uma licença de uso, não poderá instalá-lo em mais de uma máquina.  Não podendo comercializar aplicativos feitos para esse SO.

Instalação de aplicativos – Windows ou Linux

O Linux possui uma instalação centralizada de aplicativos já o Windows é descentralizada.

Em outras palavras, o Linux possui um gerenciador específico para a instalação, permite baixar e instalar os aplicativos que deseja.

Já o Windows faz com que você tenha que ir até o site que contenha o arquivo do programa que deseja instalar. Baixá-lo, para depois buscar o instalador para que ele seja executado. Este processo deixa margem para o download de vírus disfarçados de programa.

Suporte aos usuários – Windows ou Linux

O Windows possui um suporte institucionalizado, ou seja, feito através de help-desk pago. As questões mais comuns ficam disponíveis no site da plataforma e diversos fóruns.

O Linux, por outro lado, possui uma ampla rede de fóruns de suporte gratuito. Porém, se o seu problema é urgente, pode ser que seja preciso esperar longas horas até obter uma resposta. É também possível conseguir suporte pago para Linux.

Linha de comando – Windows ou Linux

O Windows possui uma preferência por alterações através da interface gráfica. Assim, o acesso a linha de comando não é intuitivo — você tem que ir em “executar” e entrar com “cmd”.

Já com o Linux é o contrário — por ser um sistema Open Source, que prioriza as modificações do usuário, é super natural que a linha de comando fique evidente e seja fácil de ser acessada.

Outras diferenças:

  • O Windows é pago. O linux é free
  • A maioria dos softs que rodam no Windows são pagos. A totalidade dos softs para Linux são free
  • O Windows é mais disseminado.
  • Embora haja controvérsias, o Windows é mais simples de instalar e operar. O Linux exige mais conhecimento.

Agora que já sabe um pouco mais sobre os sistemas operacionais, qual se adapta melhor ao seu negócio?

Nós temos ótimas soluções de servidores dedicados, sejam eles servidores Windows ou Servidores Linux!

Precisa contratar um Cloud ou Servidor Dedicado?

Faça já sua contratação!  www.servermedia.com.br ou (13) 3321-4028/ 0800 892 1111

 

Gostou do artigo? Curta e compartilhe no Facebook !

Ficou com alguma dúvida ou quer contribuir sobre o conteúdo que tratamos no texto? Quer deixar algumas sugestão para futuros artigos? Escreva seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.