Streaming ao vivo de games e e Sports

Streaming ao vivoJá explicamos o que é o serviço de streaming ao vivo, mas qual sua importância no mercado de games?

O streaming ao vivo de games ou transmissão ao vivo  de jogos  tem se popularizado dentro da temática da cibercultura.  Criando hoje que chamamos de e-sports ou jogos eletrônicos.

Mas o que seria o e-sports? 

 

A era do streaming ao vivo de games

O notável sucesso do streaming ao vivo de games deve-se primeiramente a toda cultura gamer que o antecede. Para o game ser o que é necessita de um suporte digital, seja um computador, fliperama ou console. Podemos dizer que  a cultura gamer está  ligada ao desenvolvimento tecnológico mas temos que levar em consideração também  a motivação e a vontade de jogar intrínseca do ser humano.

Motivação essa que faz com que também seja capaz o crescimento desta categoria. Sabemos que a prática de jogar é considerada uma atividade social e nos jogos single-player não poderia ser diferente. Antes a interação nos jogos considerados single-players consistia em assistir ao jogador que estava a sua frente, no mesmo lugar, fator este que foi modificado com a chegada do stream ao vivo.

Com  a chegada desta tecnologia, stream de vídeo, aquele jogador considerado “solitário” pode compartilhar, ao vivo, com milhares de pessoas seus jogos, suas experiências e seus avanços no mundo do game. Tendo como consequência um aumento em sua interação social.

Da mesma forma que no indivíduo  encontra-se a motivação intrínseca, também podemos observar o espírito competitivo, que faz com o game deixe de ser apenas uma atividade voltada a interação social e se torne também uma atividade competitiva, surgindo assim o que podemos chamar de e-sports.

O que é e-sports?

A expressão “eSports” é derivada do inglês “eletronic sports”, também conhecida como Esportes Eletrônicos. É o nome destinado às modalidades de competição profissional de jogos eletrônicos (videogames). Consiste na participação de campeonatos profissionais de jogos eletrônicos de estratégias em tempo real.

Inicialmente, os esportes eletrônicos tinham uma pequena audiência e pouca representação nos meios de comunicação. Então, a partir dos anos 2000 houve um aumento significativo de popularidade deste segmento com campeonatos ao vivo e premiações.

O Comitê das Olimpíadas de 2024 se reuniu para estudar a possível entrada dos esportes eletrônicos no Jogos Olímpicos. Porém ainda  gera divergências, pois muitos questionam o fato de  o e-sports não ser considerado uma atividade física.

Sabemos que o e-sports é uma modalidade em crescimento na qual nos deparamos com jogos de estratégia, jogos de luta, tiro em primeira pessoa e futebol. Podendo, futuramente, ser incluída nos Jogos Olímpicos. Mas enquanto isso não acontece, podemos aproveitar, visualizar e torcer com os jogadores e/ou competidores virtuais em tempo real! Como fôssemos nós mesmos os próprios jogadores!!

 

Gostou do artigo? Então curta e compartilhe no Facebook !

Ficou com alguma dúvida ou quer contribuir sobre o conteúdo que tratamos no texto? Quer deixar algumas sugestão para futuros artigos? Escreva seu comentário abaixo!

 

 

 

 

1 menção

  1. […] comum a interatividade, competitividade e motivação intrínseca natural do jogador,  vir acompanhada de grande euforia, excitação, redução do tédio e gestão […]

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.